X

blog

Residncia em Itu, pelo arquiteto Srgio Sampaio

26 / DEZ / 2016


 

A cerca de 100km da capital paulista, essa residência foi projetada pelo arquiteto Sergio Sampaio para seus pais. O resultado é monumental e acolhedor, simultaneamente. 

 

 

Esse projeto foi um presente do morador para sua esposa, que possui necessidades especiais e dificuldade para caminhar. Assim, desde o terreno, cada etapa foi planejada minuciosamente entre cliente e arquiteto - pai e filho - e a casa se resume a um único pavimento.

 

 

Além das características de acessibilidade, o cliente solicitava uma casa com aspecto monumental. A demanda foi atendida, porém de forma equilibrada e sem exageros, graças à boa escolha de materiais e acabamento impecável.

 

 

O arquiteto, mesmo tendo sido aconselhado a utilizar outro material, empregou painéis estruturais de madeira nos fechamentos da fachada, a partir de lâminas em tramas. Essa tecnologia tem sido bastante utilizada na Europa, chamada CLT (Cross Laminated Timber) ou madeira lamelada colada.

 

 

São empregados ainda o concreto - volte que embasa a residência- e perfis metálicos - na estrutura-, além da madeira lamelada colada. O resultado final é um imenso volume retangular - uma caixa - parte apoiada no terreno, parte suportada por vigas metálicas. Em uma extremidade, encontram-se os dormitórios, enquanto na outra, ambientes de estar e convívio. Já na parte central, podem ser encontrados um espaço de culto e ume escritório. Como espaço intermediário, existe ainda um grande pátio, além da suntuosa piscina. 

 

 

Fonte: ArcoWeb

Adaptação de Conteúdo: Andrea Dias Costa