X

blog

Casa Bagh-Janat, Ir.

19 / DEZ / 2016


 

Essa residência iraniana, localizada na cidade de Isfahan, utilizo como partido arquitetônico a ideia das venezianas. Sua utilização deu-se por toda a fachada, filtrando a luz que acessa o interior do espaço e mantendo a privacidade dos moradores.

 

 

Projetado pelo Bracket Design Studio, essa casa representa um exemplar dentre diversos no país, onde há poucos materiais, porém utilizados de forma inovadora. A madeira em ripas aqui se associa ao mármore travertino, muito presente na arquitetura dos edifícios do entorno, mantendo assim a identidade da paisagem homogênea.

 

 

No interior, esses dois materiais seguem presentes: a madeira e o mármore travertino, acrescidos ainda da pintura branca presente em diversas paredes, que mantém a sobriedade e arremata os espaços internos. A caixa de escada foi feita em aço pintado na cor negra e seus degraus são de mármore travertino.

 

 

Seu aspecto é leve e robusto simultaneamente, e gera um efeito impactante nos espaços internos, ratificado pela iluminação zenital que transpassa todos os andares. A iluminação, nessa residencia, foi um aspecto trabalhado com atenção: basta atentar para as aberturas das jenelas, que geram uma espécie de peitoril de madeira.

 

Fonte: Dezeen

Adaptação de Conteúdo: Andrea Dias Costa