X

blog

Uma casa que alinha dentro e fora

01 / JUL / 2016


 

De autoria de Azovskiy & Pahomova Architects, essa casa na Ucrânia alia a monumentalidade de uma escada em balanço com a simplicidade orgânica de um móvel de feno, além de ter sido capaz de aplicar amplitude e aconchego simultaneamente.

Cercada por enormes esquadrias de aço e vidro em meio a uma área de campo, aqui é possível saborear a a vista, sem ter que sair de casa. Intencionalmente “devassada”, a casa traz dentro de si o mínimo de mobília e uma paleta de cores reduzida. Os tons preto fosco, cinza concreto/  alumínio remetem ao futurismo e à alta tecnologia, enquanto a madeira, o feno e os murais de ardósia (na sala de estar e no painel do quarto) se responsabilizam pela calidez.

E como para este morador, a privacidade é algo superestimado, foi solicitado que houvesse um chuveiro na sala, separado do estofado apenas por uma divisória de vidro. Já para os convidados mais tímidos, existe ainda outro chuveiro dentro do bom e velho banheiro. Aliás, essa é apenas uma das peculiaridades desse proprietário. Ciente do espetáculo natural que se desenvolve ao seu redor, aqui os televisores foram barrados: admirar a paisagem é o comando.

A vastidão dos espaços é outra característica marcante nessa casa, principalmente no hall em que reinam as escadas e no quarto, no andar superior. Lá, apenas uma cama, uma lareira, poucos moveis de apoio e uma bateria. Sem mais. 

Fonte: Dezeen

Adaptação de conteúdo: Andrea Dias Costa