X

blog

Biblioteca Nacional de Israel

01 / JUN / 2016


 

Do escritório suíço Herzog & de Meuron, em associação com o estúdio israelense Mann Shinar Architects and Planners na execução, eis o projeto da Biblioteca Nacional de Israel, em Jerusalém. Prometido seu lançamento para o final deste ano em evento oficial, a construção tem previsão de término em 2020.

De área 34.000m², dividados em 6 pavimentos - dentre os quais 4 no subsolo - esse arrojado edifício chega à cidade santa com a função de conectar edfiícios culturais e cívicos do entorno. Em seu interior, existe uma generosa sala de leitura, envolta por inúmeras prateleiras de livros. Existem ainda espaços de exposição, auditório, laboratórios de pesquisa, salas de aula, salas multiuso e arquivo.

Seu formato incomum foi idealizado de modo que a lâmina do pavimento superior excedesse a do pavimento inferior, proporcionando a este sombra e abrigo. De design inovador, o edifício foi idealizado não para romper, mas sim para respeitar o entorno:

   “A concepção de um novo edifício em Jerusalém justapõe o desejo de reagir às tradições arquitetônicas historicamente significativas deste lugar, com a ambição de fazer um edifício que é apropriado para a cidade contemporânea e específico para o local. Estes desafios moldaram a nossa proposta para a Biblioteca Nacional de Israel”, revelam os arquitetos autores do projeto.

.

Fonte: ArcoWeb.com

Adaptação de Texto: Andrea Dias