X

blog

Alfred House, Austrlia.

14 / MAI / 2016


 

Do Estúdio Austin Maynard Architects, esse projeto é uma expansão de uma casa tradicional na cidade de Melbourne, na Austrália. Apostando em poucos elementos, executados com muito design, foi possível criar um espaço harmônico, ideal para o proprietário. A casa original, de 2 andares com 2 quartos não possuía boa divisão de ambientes. Em primeiro lugar, os proprietários queixavam-se de um alpendre que havia nos fundos, subutilizado devido a suas dimensões encurtadas e pouca relação com a rua. Possuíam ainda um espaço pequeno como quintal, claramente um espaço residual na planta. Através da ajuda dos arquitetos, modificaram grande parte dos acabamentos e fechamentos da casa, removeram o alpendre e ampliaram o quintal, que tornou-se um pátio central diretamente conectado à sala de estar, de maneira orgânica.

As alterações na casa tiveram que ser feitas de maneira meticulosa, já que passariam pelo aval de um conselho municipal. Felizmente, a proposta foi aceita e vista como alternativa adequada para a área, sem gerar impacto nem inadequações ao contexto. É interessante observar como os acabamentos são o grande elemento desse projeto. De baixo custo, como de início já limitaram os propietários, o trabalho foi executado com os melhores materiais, transformando essa modesta casa num espaço de muito estilo. Uma atenção especial para as esquadrias da cozinha, executadas em aço e vidro em formato de L, sem demandar uma coluna para o "encontro" entre os dois sentidos; como também para as cores empregadas no lavabo (amarelo-canário) e no painel dos fundos (vermleho e azul, realizado pelo Order55).

Importante ainda ressaltar a preocupacao com questões de reaproveitamento de recursos: a boa circulação de ar dispensa boa parte do tempo o uso de calefação e ar-condicionado, e existe ainda um grande tanque no quintal que recebe a água das chuvas e a re-utiliza para a descarga e manutenção do jardim. Um projeto completo!

.

Fonte: DomusWeb.It

Adaptação de Conteúdo: Andrea Dias.