X

blog

Uma casa de varandas e terraos

02 / JUL / 2015


 

Obra do Studio MK27, em parceria com o Galeria Arquitetos, essa casa de 2 andares possui diversas características surpreendentes:

Em primeiro lugar, foi capaz de camuflar-se, integrando-se aos casarões de seu entorno, graças a suas dimensões e formas. Na contramão, porém, distoa por sua questão estrutural e seu uso nu e cru de materiais, nada comum para a região.

Outro ponto de relevância é o fato de haver invertido zona íntima e zona de estar: os quartos encontram-se no térreo, enquanto no andar acima, nos deparamos com estar, jantar e cozinha.

A ligação entre esses níveis é outro ponto forte da edificação, ladeada por uma imponente rampa em dois sentidos, coberta por uma laje e ladeada por uma parede de cobogós de concreto. À medida que encara a subida, o visitante tem seus sentidos aguçados e se depara, aos poucos, com novas vistas da casa e da paisagem do entorno.

A sensação de amplitude é facilmente percebida, graças às generosas aberturas conseguidas, desde o quintal de entrada, até os espaços comuns, no andar superior. A sala de estar possui medidas 6x12m. De pé-direito baixo, é um vão aconchegante e sem iluminação zenital, intencionalmente criando uma zona de penumbra do centro do cômodo.

As aberturas encontram-se apenas nas extremidades. Talvez por conta disso, essas esquadrias tenham tornado-se protagonistas nessa casa, transformando a sala em terraço, graças ao sistema de nichos nas paredes, que escondem as esquadrias por completo e proporcionam a sensação de amplitude máxima.

Fonte: Revista aU, edição 243.