X

blog

QV8: Estacionamento convertido em 8 Apartamentos

26 / MAR / 2015


 

Localizado na esquina de Little Lonsdale e Russell Streets, no centro da cidade de Melbourne, o novo QV Eight Apartments ocupa o antigo piso superior de um estacionamento da QV1 Residential Tower, um projeto de John Wardle Achitects e NH Arquitecture, em 2005.

O estado do estacionamento antes da intervenção:

A BREATHE foi abordada pelo Grocon, que buscava encontrar um uso para o espaço abandonado. O local se encontra numa região estratégica e pulsante da cidade. Depois de muitas discussões, onde surgiram ideias como oficinas de arte municipais, chegou-se a um decisão, que consistiria em criar, ali, residências de alto padrão.

A partir de delimitações já existentes nesse estacionamento, foram criadas as divisões dos apartamentos, totalizando 8 unidades (2 de 2 quartos; 6 de 3 quartos), onde todos possuem boa ventilação e iluminação.

 

Os arquitetos comentam que foi um grande desafio adaptar a estrutura de um simples estacionamento a um conjunto de apartamentos, onde todos tinham uma planta distinta. Outro desafio foi levar a cada unidade a estrutura básica para seu funcionamento.

 

Apesar das dificuldades, alguns elementos desse estacionamento original foram aproveitados, como as paredes em concreto bruto, que ajudam na manutenção da temperatura interna durante todas as estações do ano.

FONTE: ArchitectureAU.com