X

blog

Islamico Moderno

18 / OUT / 2014


 

O arquiteto Ron Fleisher,  quando contratado para criar uma casa em uma vila árabe-israelense em Tel Aviv,  decidiu combinar estilos traços da arquitetura tradicional islâmica com novas tendências criativas atuais. A casa situa-se numa encosta, num vilarejo de Musmus, na cidade de Haifa, a maior cidade do Norte de Israel.

 

Na fachada principal, através de geometrias hexagonais, criou-se um muxarabi contemporâneo. Além de embelezar a frente da edificação, esse elemento traduz um importante traço da cultura islâmica, além de ventilar  e gerar lindos efeitos de luz e sombra no interior. Entrando pela edificação, vemos instaladas janelas de vidro ultra-transparente, que regulam a entrada do ar, sem esconder os detalhes externos.

O visitante é recebido por de um hall de entrada, ao redor do qual estão distribuídos todos os outros cômodos da casa - distribuição de ambientes denominada Liwan, segundo a arquitetura islâmica, ou Hall House, em inglês. A entrada é majestosa e envolvente, capaz de enaltecer a edificação e seduzir o convidado que, encantado, estuda detalhadamente cada detalhe do saguão antes de explorar os próximos ambientes.

Não por acaso, o branco foi explorado ao máximo nessa residência. A luz é estratégica para a caracterização do espaço, e para melhor compreensão das formas e a presença do branco possibilidade o máximo de reflexão da luminosidade.

As luminárias representam um forte elemento decorativo: além de estonteantes, modelam a luz, de maneira a fortalecer essa atmosfera mística dos espaços.

 

Numa região onde as culturas são tão conflitantes e o sentimento de tensão é constante, a Agbaria House escapa aos padrões e nos transporta para um outro plano, onde só existe silêncio e tranqüilidade, tal qual clamam os islâmicos em suas orações.

 

 

Fonte: http://www.dezeen.com/